O Instituto Pequenos Grandes Guerreiros tem como um de seus objetivos primordiais dar assistência psicológica aos familiares de bebês afetados pela Enterocolite Necrosante. Doença que acomete o recém-nascido prematuro (na grande maioria dos casos), cujo surpreendente e desconhecido diagnóstico, assim como o seu tratamento repleto de incertezas, trazem muito sofrimento ao bebê e, indiscutivelmente, à sua família.
O IPGG conta com profissionais voluntários de Psicologia, preparados sob a ótica da ECN que prestam atendimentos presenciais, home care, nos hospitais e online.
Os atendimentos online, devidamente autorizados pelo Conselho Federal de Psicologia, permitiram ao IPGG atingir grande parte do Brasil: recebemos contatos de famílias a partir de todas as regiões do país.
Até o presente momento, duzentas famílias procuraram o IPGG em busca de atendimento psicológico e informações sobre a doença.
Um espaço diferenciado de escuta, reflexão e elaboração é oferecido pelos profissionais de Psicologia, onde as emoções, medos, fantasias, ansiedades, sentimentos de culpa, decepções e conquistas podem ser acolhidos e legitimados. Este espaço possibilita, também, promover o incentivo à retomada de seus recursos internos, até então paralisados frente à imensa crise vivenciada pela doença.
Os registros de atendimentos psicológicos do IPGG apontam resultados favoráveis, principalmente voltados às mães, que atingem reestruturação e readaptação necessárias à continuidade de seus planejamentos de vida.
Por Eloisa Simionato e Hortênsia Rosito – psicólogas voluntárias do IPGG
Agosto de 2018