“A gravidez do Ezequiel foi tranquila apesar de ter tido um descolamento ovular com 8 semanas e depois durante toda a gravidez ter tido placenta prévia, nunca tive nenhum sangramento, que dizem ser comum nesta situação. Porém, no dia 19 de dezembro de 2019, por volta das 5 horas da manhã, acordei molhada, pensando ter feito xixi. Após uns segundos, percebi que não estava urinando, e como continuava sentindo sair líquido, supus estar perdendo líquido. Fui ao banheiro e percebi estar sangrando. Fomos para o hospital, fiz exames, o bebê estava bem, mas o líquido estava baixo. Fiquei internada por 3 dias e como a pressão oscilava, o líquido continuava baixo e o bebê mexia cada vez menos, no dia 22 de dezembro, resolveram fazer uma cesariana de emergência, pois havia o risco de o bebê entrar em sofrimento.

Então nasceu Ezequiel, com 33 semanas e 6 dias, pesando 2.240 e medindo 45 cm. Ele nasceu bem, mas foi direto para a UTI neonatal, por causa da prematuridade. No dia 24 de dezembro, peguei alta, mas ele iria permanecer na UTI até conseguir mamar e ganhar peso. Porém, no dia mesmo dia da minha alta, à noite, ele teve um choque séptico, precisou ser entubado e sedado, recebeu plasma e começou tratamento com antibióticos. No dia 31 de dezembro ele foi finalmente extubado, mas os exames ainda mostravam infecção, e a barriguinha dele estava inchada e dolorida à apalpação, por causa disso, uma cirurgiã foi chamada para examiná-lo.

No dia 03 de janeiro, foi realizada a cirurgia do nosso bebê. Foi retirado cerca de 50 cm do intestino que estava necrosada. Fiquei apavorada quando a cirurgiã nos falou, porém ela disse que ficou cerca do mesmo tamanho de intestino, o que seria suficiente para ele viver normalmente. Até então eu não tinha ideia do que era enterocolite necrotizante e antes da cirurgia em nenhum momento os médicos que o acompanhavam nos disseram suspeitar que esse fosse o caso. Eu não sabia quão grave era a situação do meu bebê e o risco que ele corria com esta doença.

No dia seguinte, por terem usado um sedativo leve, Ezequiel acordou, porém só foi extubado no dia 08 de janeiro. O raio X mostrou que a cirurgia foi bem sucedida e nós exultamos de alegria com esta notícia maravilhosa. Porém ele continuava em dieta zero desde o choque séptico, sendo mantido com nutrição parenteral.

No dia 09 de janeiro, enfim, peguei meu neném no colo após tantos dias de aflição e foi grande a emoção de tê-lo em meus braços!!! No dia 11, iniciou a dieta com apenas 3 mL a cada 6 horas e a cada dia, aumentava um pouco mais, até que no dia 13 de janeiro, finalmente, pude amamentá-lo. Porém, ele ainda permaneceu recebendo NP até o dia 18 de janeiro.

Ezequiel permaneceu na UTI neonatal por mais 16 dias, porque demorou a conseguir mamar bem para ganhar peso, mas principalmente, porque devido ao tempo prolongado de nutrição parenteral, a função do fígado foi afetada, e precisaram iniciar o tratamento com Ursacol.

Graças a Deus a medicação para o fígado mostrou resultados positivos e ele pegou alta da UTI no dia 03 de fevereiro, dia em que deveria estar nascendo. A emoção de poder ter reunida minha família, mesmo que no hospital foi inigualável. A irmã e o irmão do Ezequiel puderam enfim conhecê-lo, foram momentos maravilhosos, de muita gratidão ao Senhor Jesus, que operou um verdadeiro milagre em nossas vidas. Ainda permanecemos no hospital até o dia 06, quando finalmente Ezequiel pegou alta e pôde conhecer sua casa.

O tratamento para o fígado permaneceu ainda por mais um mês até que os exames de sangue normalizaram.

Esse foi apenas um resumo da história do nosso pequeno guerreiro Ezequiel, foram muitos dias de angústia, muitas transfusões de sangue por causa de anemia, muitas lágrimas ao deixar o hospital sem meu filho nos braços! Só quem já passou por isto sabe a imensa dor que passamos. Quando relembro o que passamos e penso que podíamos tê-lo perdido, vejo que grande milagre é o Ezequiel. Hoje, ele já está com 6 meses, cheio de vida, graças a Deus! Recentemente foi operado de uma hérnia inguinal, mas está se recuperando muito bem. Ele mais uma vez provou o quanto é forte, então só temos mesmo muita gratidão por tê-lo em nossas vidas.

Fica aqui também minha gratidão aos profissionais da UTI neonatal do Hospital Santa Júlia pela competência e profissionalismo com que cuidaram do nosso bebê nos 43 dias em que esteve lá. Abraço especial nas doutoras, Anna Rosa, Fernanda, Anna Carla e Camile, minha gratidão a elas não tem tamanho!!!

Por fim, concluo este pequeno resumo dizendo que Ezequiel, significa “Deus fortalece” e “menino guerreiro”, e ele faz jus ao nome que lhe foi dado mesmo antes de ter nascido, louvado seja Deus!”

Quezia, julho de 2020