Homenagem a Maria ♥

Mariane conta a historia de suas gêmeas Maria e Milena (na foto, com 1 ano e 9 meses). Se ter um filho com a doença é difícil, ter dois… “Com 19 semanas de gravidez minhas gêmeas desenvolveram a síndrome da transfusão feto fetal (quando um feto recebe mais sangue que o outro), que acontece nos casos de gestação gemelar quando os fetos dividem a mesma placenta. Fiz a cirurgia a laser, que fotocoagula os vasos que se comunicam, em São Paulo, com bom resultado e a fotoscopia retardou a síndrome. Com 32 semanas, no dia 21/02/15, entrei em trabalho de parto. Maria e Milena nasceram bem, mas, pelo baixo peso, foram direto para a UTI. Já na primeira noite a Maria teve intercorrências e duas paradas cardíacas. E na primeira visita na manhã após o nascimento delas meu mundo desabou…

Maria estava entubada e sedada. Foram muitos exames e o prognóstico sempre piorando: liquido no pulmão, sepse, AVC, bactéria, fungo, muitas paradas cardíacas, convulsões. Com 14 dias de vida os rins dela entraram em falência. E na mesma tarde ela descansou… Ainda não consigo descrever o tamanho da minha dor. Só soube de fato das causas dos problemas dela após receber a cópia dos prontuários e a certidão de óbito. Suspeita de ENTEROCOLITE NECROSANTE, septicemia, prematuridade e pneumonia.

A Milena seguia bem e, respirava sem ajuda. Quando voltei do sepultamento da Maria, a Milena teve uma piora. Estava com septicemia, problemas no fígado por causa da NPT desajustada e uma médica conhecida já tinha me falado que ela estava com ECN. Todo o restante da equipe dizia que não era ECN… A gente pedia que ela fosse transportada para um centro maior, mas diziam que estava instável demais para o transporte. Eu estava certa de que também a perderia…

No dia 17/3/15 decidiram transporta-la para um hospital em Curitiba. Fiquei cheia de esperanças, mas também assustada: Milena estava totalmente inchada, com cor verde e percebi que seria tudo ou nada para a minha filha. Milena foi estável a viagem toda, sendo atendida rapidamente no novo hospital. Algumas mães saíram da UTI para falar comigo e contaram que seus filhos tratavam a ECN ali. Me senti segura, entrei em um novo mundo. Nesse hospital eu podia acompanhar a Milena o tempo todo e isso me deu um novo ânimo.

Apos um dia de tratamento comprovamos que os medicamentos estavam fazendo efeito. Com 10 dias de internamento a cirurgia do intestino foi realizada. Depois de 48 horas ela voltou para o CC, para uma colostomia e ileostomia. Sucesso total.
Ela se recuperava super bem e em pouco tempo saiu da incubadora, foi extubada, começou a mamar no peito e no dia 21 de abril, data que completava dois meses de vida e data que deveria estar nascendo em tempo gestacional normal, ela teve alta da UTI. Ficamos uma semana na ala do hospital e no dia seguinte viemos para casa. No dia 7 de julho, realizamos a cirurgia para reconstrução do intestino. Dez dias após tivemos alta. A cirurgia foi um sucesso!

Depois daí a Milena teve vida normal. Começou a receber visitas e sair para passear. Hoje ela tem 1 ano e 9 meses de vida, é uma criança alegre e saudável. Andou com 1 ano e 6 meses e já consegue falar, brincar e se alimenta bem. Tem a estrela mais brilhante iluminando seus curtos e poderosos passinhos.”