A Renata conta a historia da Helena: “Nossa luta começou no dia 23 de fevereiro de 2016, estava sem líquido, e uma cesárea de emergência precisou ser feita. Helena nasceu de 30 semanas, pesando 1440g. Nasceu berrando e foi o som mais lindo que ouvi. A pediatra veio logo em seguida, dizendo que minha filha precisou ser entubada porque estava cansada. Como a UTI neonatal do hospital que estávamos não tinha vaga, Helena foi transferida para um outro hospital. Pude conhece-la somente 2 dias depois. Dia 01/04 sua barriga começou a inchar, suspenderam toda a dieta e falaram para eu rezar e pedir muito para que o intestino não tivesse rompido. Helena estava em choque séptico, cinza, com insuficiência renal. Me aconselharam pegar ela no colo, que sua sobrevivência era muito incerta. Foi o que fiz e tive uma conversa muito séria com Deus. Com ela no colo, pedi que se fosse para ela continuar comigo que por favor fizesse ela melhorar logo ou, caso contrário, que acabasse com o sofrimento dela naquele momento. Nesse mesmo dia, ao sair dos meus braços ela começou a fazer xixi, após 4 dias sem sair uma gota!!

Dia 18/04, a médica resolveu abrir a barriguinha para investigar porque o inchaço não melhorava e descobriram várias micro-perfurações que não apareciam nos exames. Grande parte do intestino foi retirada, ficando somente 40 cm. Helena voltou em choque, com 3 medicações para ajudar o coração a bater e mais uma vez eu ouvi que se ela resistisse aquele dia seria um milagre! Mas ela e Deus me provaram que ela veio para ficar mesmo.

A barriga dela continuava distendida, foi feita uma tomografia e veio mais uma bomba: devido ao choque séptico ela teve atrofia cerebral, diminuiu pela metade. E mais outra bomba: todos os pontos internos haviam abertos e ela tinha que ir imediatamente para o centro cirúrgico.

Depois de mais de 5 horas de cirurgia, a médica saiu e falou que tinha sido um desastre total, que o estado de minha filha era péssimo e que só nos restava rezar. E mais uma vez foi isso que fizemos, pedimos muito a Deus! Nessa segunda cirurgia Helena voltou com ileostomia, o que indicava a necessidade de uma nova cirurgia em breve.

Muitas intercorrências vieram, várias infecções, choques sépticos…. Mas conseguimos vencer, a ileostomia foi revertida, ela começou a ganhar peso e, após 8 meses, a tão sonhada alta chegou. Hoje além da SIC, temos diagnóstico de paralisia cerebral, e utilizamos a gastro na alimentação, mas eu creio que logo, logo ela estará muito bem! Helena está com 1 ano e 2 meses e pesa 5,7kgs. É uma luta para conseguir ganhar peso. Fazemos fisioterapia, TO e fono 3 vezes ao dia. Hoje ela já consegue segurar por um tempo curto a cabecinha sozinha. Eu fico feliz com cada evolução dela, sei que será lenta, mas tenho todo o tempo do mundo somente para ela!!”