Maria Luiza, a Malu, é uma gemelar nascida de 26 semanas, em 23 de março de 2015. Aos 4 dias de vida, teve convulsões e a barriguinha distendeu e ficou roxa. No dia seguinte, a ENTERCOLITE NECROSANTE, com perfuração, foi confirmada. Inicialmente, os médicos tentaram trata-la com um dreno. A anestesia usada para colocar o dreno fez com que os rins da Malu parassem de funcionar por um dia. Malu ficou desidratada e chegou a pesar 640 gramas.

Mamãe Paloma conta: ‘A cena mais triste da minha vida foi ver minha filha só ossinhos e pele, muito fraquinha. Não sei como ela resistiu. O dreno não funcionou. Nossa luta continuava. No auge do meu desespero, perguntei para a medica se o “furo” que ela tinha no intestino poderia fechar sozinho. A medica respondeu que não, somente com cirurgia e que no estado que Malu estava, ela provavelmente não resistiria a cirurgia. Quando, aos 18 dias de vida, ela ficou estável, a medica me disse que aquela era a oportunidade de fazer a cirurgia. 3 horas de cirurgia e 20cm de intestino a menos e Malu foi para a UTI. Foram 109 dias de UTI.

Quando ela tinha 7 meses, queríamos marcar a reversão do íleo, mas nossa cidade não tem UTI. A cidade vizinha não queria aceita-la, pois não estava recebendo repasse. Foram muitas brigas e idas a secretaria de saúde. Finalmente, em 4 de fevereiro de 2016, a reversão foi feita. Hoje Malu está ótima, com o intestino funcionando perfeitamente.’